![]() |
| Paulo Henrique e o presidente do CEHM Sr. Miguel Meira Vasconcelos. No dia 10 de junho de 2013 na Sede do CEHM em Recife - PE |
O jovem Paulo Henrique, nosso colunista, no último dia 10 de junho tomou posse como membro do Centro de Estudos de História Municipal – CEHM, com Sede em Recife - PE.
O Centro de Estudos de História Municipal é um órgão do Governo Estadual vinculado ao CONDEPE/FIDEM - Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco, que tem como meta principal a pesquisa e articulação, voltado para a implementação de uma política de desenvolvimento local e regional no Estado de Pernambuco.
É o principal órgão de estatística no estado, estudando toda a malha socioeconômica e os principais indicadores do estado, executando pesquisas e serviços cartográficos. Visando prover ao estado de Pernambuco uma base de dados, informações e estudos, necessários à produção do conhecimento e o acompanhamento da sua realidade física, territorial, ambiental, socioeconômica, demográfica, histórica e cultural.
O CEHM – Centro de Estudos de História Municipal contribui com o planejamento do estado, repassando dados de pesquisas memorialistas, de seus membros. Incentivando os historiadores e pesquisadores em seus trabalhos, apoiando-os especialmente na publicação de seus escritos.
Como também recolhendo a documentação de natureza histórica, no sentido de preservar e difundir a memória das cidades pernambucanas.
Pela trajetória do trabalho desenvolvido pelo Jovem Paulo Henrique, em seu primeiro livro publicado, seus artigos nesse periódico e a conquista do prêmio Agente Jovem de Cultua – 2012 (do Ministério da Cultura); foram fatores determinantes para essa nova conquista. “É muito importante e positivo para o CEHM ter como membro jovens que tenha interesse pela história municipal, Paulo Henrique como nosso membro só tem a nos beneficiar com seu trabalho, que apesar de sua idade já conta com boa experiência, ficamos muito feliz em recebe – lo como nosso membro”; Disse o Sr. Miguel Meira Vasconcelos, presidente do CEHM.
O CEHM publicada a Revista de História Municipal, que circula em todo estado de Pernambuco. O CEHM um programa estadual, sistemático e orgânico, de apoio aos historiadores e à cultura locais. Congrega historiadores, memorialistas e historiógrafos municipais, foi criado em 1976, dentro da estrutura organizacional da Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco - Fiam, e em 1999, passou a integrar a Fundação de Desenvolvimento Municipal - Fidem, sendo hoje vinculado à Agência CONDEPE/FIDEM, com a finalidade de institucionalizar o trabalho espontâneo dos historiadores municipais.
“Fiquei muito feliz, pra mim foi uma conquista muito importante! foi um reconhecimento de meu trabalho, muito embora o desenvolva – o por ser algo que gosto muito de fazer! A área de formação que estou cursando é no campo do Direito, (outra área que identifico - me bastante). De maneira que essa conquista pra mim tanto é pessoal, como profissional, só tenho a agradecer a Deus e aqueles que acreditaram em meu potencial desde o inicio desse trabalho, quando iniciei tinha 16 anos de idade”; Disse.
O CEHM possui um programa editorial que publica os trabalhos de seus membros, os próximos trabalhos de pesquisa de Paulo Henrique, que envolvam a temática do CEHM já poderão ser contemplado e editados através da entidade.
Paulo Henrique estará publicando seu livro, “Lajedo – Uma História de Lutas Conquistas e Glórias” que foi vencedor do prêmio Agente Jovem de Cultura, em breve. “Em breve estará divulgando a programação e a data do lançamento, que acontecerá no segundo semestre de 2013”; Concluiu.
Publicado em OJornal Lajedo em Julho de 2013


Nenhum comentário:
Postar um comentário