terça-feira, 7 de outubro de 2014

Jovem Escritor Paulo Henrique foi Contemplado com o Prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura.



      O Jovem escritor e colunista deste jornal Paulo Henrique, recentemente foi contemplado com um prêmio do Ministério da Cultura, o “Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais”. 
     O projeto concedeu 500 prêmios, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, de grande relevância para a comunidade, propostas por jovens agentes culturais de todo o país, que tenham entre 15 a 29 anos. Foram concedidos 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria Jovem (18 a 24 anos), e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).
      O Projeto apresentado, por Paulo Henrique foi intitulado: “Resgate do Processo Histórico de Lajedo”, Apresentando suas ações culturais no município. As mais relevantes, foram à publicação do livro “Lajedo – Uma Emocionante História de Lutas Conquistas e Glórias”, Os artigos dedicados a área cultural, publicados mensalmente neste periódico, como também o projeto por ele desenvolvido juntamente com a Vanderly Marinho, do perfil virtual “Eu Curto os Caldeirões”, que visa à valorização dos caldeirões, como patrimônio histórico e atrativo turístico de Lajedo.
          O seu Projeto foi selecionado na categoria, Jovem (18 a 24 anos), ficando na 70ª colocação dentre os 200 de todo o país, foi atribuído a seu projeto a nota 80.5, numa escala de 0 a 100. O Edital teve 2.469 (dois mil, quatrocentos e sessenta e nove) inscritos em todo o país. As iniciativas culturais vencedoras são voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, Cultura e Sustentabilidade. 
          O Concurso foi realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria - Geral da Presidência da República e com os Ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A premiação abrange uma faixa transversal de políticas públicas dedicadas à juventude e conta com recursos totais da ordem de R$ 5,7 milhões provenientes de programas como Brasil Plural e Cultura Viva, do MinC. 
        Os Projetos selecionados receberão R$ 9 mil cada, visando fomentar as suas ações culturais. “Fiquei imensamente feliz com o reconhecimento de meu trabalho, e esforço pessoal; senti uma sensação de realização profissional, que dinheiro nenhum no mundo poderia pagar, eu sempre gostei daquilo que pra mim representa um grande desafio, geralmente o que vem fácil não me desperta muito interesse.” Disse. Paulo Henrique agora pretende retomar seu projeto de pesquisa para atualizar, revisar e ampliar o seu livro, e brevemente, (provavelmente no próximo ano), estará publicando a 2ª edição de seu trabalho.
       Isso representa uma grande vitoria para Lajedo, que até então é um município praticamente desprovido de atividades/bens culturais, principalmente no que diz respeito à preservação de sua memória histórica. Também há outras ações que Paulo Henrique ainda pretende desenvolver no setor cultural de Lajedo. “Como sou produtor cultural do Ministério da Cultura, estou estudando a possibilidade, de conseguir um museu para Lajedo, através de um programa especifico de museus, para cidades com menos de 50 mil habitantes”. Estarei discutindo esses assuntos, com os segmentos culturais de Lajedo, e se as condições se mostrarem favoráveis darei seguimento ao projeto. “Estou também, envolvido no projeto da Vanderly Marinho, de preservação dos Caldeirões. Com o perfil virtual “Eu curto os Caldeirões”, que objetiva ouvir a opinião dos Lajedenses, e com base em seus anseios, elaborar a pesquisa. Esse projeto foi recentemente, contemplado, com uma bolsa de iniciação científica, do programa CNPQ do Ministério da Educação. 
         O nosso principal objetivo é enviar o resultado da pesquisa que está sendo desenvolvida para os órgãos de proteção do patrimônio, nos níveis estadual e federal, solicitando a preservação, e criação de uma área de lazer, com a inclusão social da população ali residente”.



Publicado em OJornal Lajedo em novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário