No dia 10 de Março, o "Dia de Garanhuns" em que a cidade comemora seus 203 anos, foi inaugurada a sede do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns. que tem por objetivo o estudo e guarda da história, arqueologia, geografia e cultura do Brasil, de Pernambuco e especialmente de Garanhuns.
O Instituto têm uma importância primordial para a preservação da história de nossa região. “O principal objetivo é fazer novas interpretações e buscar novas fontes que apresentem aspectos significativos na nossa história. E de posse dessas informações socializa – las com a população” disse o presidente o Presidente do IHGCG Cláudio Gonçalves.
Na solenidade de inauguração do prédio, houve o lançamento do livro “Pingos de Garanhuns” de autoria de Arlinda da Mota Valença, (in memorian) retratando parte da História de Garanhuns entre os anos de 1969 a 1983. A família da autora permitiu ao IHGCG que procedesse a edição do livro, que veio a ser a primeira publicação do Instituto.
No mesmo evento houve o lançamento do selo comemorativo dos 203 anos de Garanhuns.
Na ocasião, foi aberta oficialmente a exposição do Arquivo Público de Pernambuco, que contou com a presença de seu representante. Também contou com a presença do Centro de Estudos de História Municipal, Sr. Miguel Meira. Houve uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público; E o lançamento do cordel “Garanhuns – o Certo da Sua História” do cordelista Gonzaga de Garanhuns.
“Temos poucos casarões que guardam um pouco de nossa história, é preciso garantir que eles não sejam demolidos, para darem lugar a prédios que não expressam a verdadeira vontade de nosso povo” Disse Audálio Ramos, Vice Presidente do instituto histórico e presidente da Câmara Municipal de Garanhuns.
Paulo Henrique Dias, nosso colunista é membro do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, participou das comemorações e publicou na internet uma nota onde expressa a importância dos trabalhos realizados no Instituto Histórico para o município de Lajedo.
“Um fato sobre a história de Lajedo, até então inéditos para a população Lajedense, é que indiretamente Lajedo já pertenceu ao território de Garanhuns. Antes de ser espaço territorial como povoado do território de São Bento do Una e Canhotinho, Lajedo pertenceu ao território do município de Garanhuns. como observamos na citação a seguir do livro: "História de Garanhuns", do autor Alfredo Leite Cavalcanti.
“Foi criado o Município de São Bento do Una em 30 de abril de 1860 e instalado em 06 de fevereiro do ano seguinte, dando lugar ao desmembramento não somente do seu território, como do atual município de Lajedo, a maior parte de Canhotinho e grande parte de Angelim, do território de Garanhuns”
(Pag. 121) LEITE, Alfredo. História de Garanhuns. 2ª ed. Garanhuns: Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1983.
Parabéns a Garanhuns pelo seus 203 anos! É pra mim motivo de orgulho ser membro do IHGCG!”; Disse Paulo Henrique.


Nenhum comentário:
Postar um comentário