sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Museu Virtual de Lajedo




      O Museu Virtual de Lajedo têm com o objetivo primogênito resgatar o patrimônio cultural e histórico de Lajedo, promovendo a integração e à reconstrução da memória histórica e sociocultural, através da digitalização de acervos documentais, fotográficos, bibliográficos e livros; cuidando de sua restauração, organização, conservação e divulgação. 
     O Museu Virtual de Lajedo é uma idealização do jovem escritor Paulo Henrique Dias, que é inicialmente mantido em uma página na rede social denominada Facebook. O Museu Virtual de Lajedo tem precisamente dois meses de desenvolvimento de suas atividades, voltado à digitalização de acervos históricos para Lajedo. Um fator importante dessa iniciativa é que aliando a ideia de museu e utilizando os recursos tecnológicos oferecidos pela internet, com a possibilidade de digitalização dos acervos históricos, torna – se possível levar a um número cada vez maior de pessoas esse legado de cultura. “A acessibilidade é a grande vantagem do Museu Virtual de Lajedo, pois os lajedenses ausentes também tem acesso a todo esse legado de cultura que vem sendo disponibilizado pela página do Museu Virtual de Lajedo” disse Paulo Henrique.
        O Museu Virtual de Lajedo também visa democratizar o acesso à cultura, tendo a fotografia como elemento essencial a preservação da memória histórica. Constitui fonte de pesquisa, ao visitante a análise de seu conteúdo, a reflexão sobre o momento em que foi produzida. Promover o Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Lajedo é o principal objetivo da página. Por ofertar um espaço educativo sobre história, é aberto para todas as pessoas interessadas, inclusive profissionais da área da educação. Trabalhar com Patrimônio é olhar para o futuro, respeitando o passado.
           A imagem disponibilizada pelas diferentes exposições do Museu Virtual permite ao visitante a análise de seu conteúdo, a reflexão sobre o momento em que foi produzida. Se num primeiro momento este exercício de observação e reflexão permite conhecer diferentes temas sobre a História de Lajedo, como consequência pode-se desenvolver o hábito da leitura crítica e reflexiva sobre as diferentes imagens encontradas no cotidiano. 
        “Esse projeto pode ser o passo inicial para que Lajedo tenha o seu museu. Como reza o Estatuto de Museus, instituído pela Lei nº. 11.904, de 14 de janeiro de 2009 em seu artigo 1º:
"Consideram-se museus, para os efeitos desta lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento” concluiu Paulo Henrique .