
Eu como estudante e cidadão lajedense, visando à importância da preservação da memória histórica para uma sociedade e paralelamente percebendo como a história de nosso município estava esquecida, senti o desejo de promover a preservação da história lajedense, pois a mesma representa o produto do processo cultural de nosso povo.
Movido por esse sentimento, durante um ano realizei uma minuciosa pesquisa, e o uso organizado e sistemático de todos os dados coletados, resultaram no livro “Lajedo – Uma Emocionante História de Lutas Conquistas e Glórias”. Dedico esse livro especialmente aos professores lajedenses, pois os considero heróis! Foram eles que me incentivaram a descobrir meu potencial.
Todas as áreas profissionais necessitam da intervenção do professor para serem aprendidas com eficácia e praticadas com habilidade. Vejo o professor como a alma da educação e o veículo para o progresso de Lajedo, sem ele será impossível adquirir a vitalidade, o equilíbrio e a força para fazer de Lajedo, um município comprometido com a formação de cidadãos, intelectualmente capazes de trazer cada dia mais o progresso a nosso município.
Em nossa sociedade os professores não são valorizados na proporção que merecem; faço minhas as palavras do escritor Augusto Cury:
“[...] O mundo pode não os aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência têm de reconhecer que vocês são os profissionais mais importantes da sociedade”. Já diz o texto bíblico em Daniel 12:3 que “Os mestres sábios, aqueles que ensinam muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagara”.
É pra mim um privilegio contribuir com a historiografia local, proporcionando à atual e as futuras gerações de lajedenses, a conhecerem o que nós herdamos, fazemos e legamos.
Queridos professores, querido Lajedo receba esta homenagem deste teu modesto filho.
Publicado em OJornal Lajedo em Setembro de 2011.