quinta-feira, 26 de agosto de 2010
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
ESTUDANTE ESCREVE LIVRO SOBRE LAJEDO
Jovem de apenas 17 anos (completados na última sexta-feira, 23 de julho), Paulo Henrique Dias dos Santos contrario a ‘tendência’ seguida por pessoas da sua idade e resolve se envolver de cabeça no mundo cultural. A rica história de Lajedo foi por ele contada em pouco mais de 200 páginas que traduzem os 11 meses da árdua, porém prazerosa missão de pesquisar traços de nossos antepassados.
Segundo Paulo Henrique, a motivação para escrever sobre a história da cidade se deu a partir do momento em que começou a despertar interesse em se preparar para prestar um concurso público. “Estava pesquisando junto aos meus professores o que geralmente cai em concursos públicos municipais e me disseram que sempre caía algo sobre a história do município. Foi aí que eu me interessei em ampliar os meus conhecimentos a respeito da nossa história”, destacou o estudante que afirmou ter encontrado muitas contradições em suas pesquisas. “A série de contradições encontradas nos livros que me indicaram, me motivaram a querer coletar dados da história. Então resolvi começar a escrever o livro nas minhas horas vagas”, completa.
As maiores dificuldades enfrentadas pelo jovem se deram na hora de coletar os dados. Para Paulo Henrique a falta de disposição de algumas pessoas atrapalhou nesse processo, mas o motivou ainda mais a buscar o seu objetivo. “Encontrei algumas dificuldades na hora de entrevistar as pessoas. Tinha gente que não me atendia bem ou não dava importância para o trabalho, mas fui superando
isso e consegui concluir o livro após 11 meses de idas e vindas à Canhotinho, São Bento do Una e várias casas de pessoas que me ajudaram como a dona Adolfina Pacheco, Terezinha Rosendo, Antonio de Oliveira, Dodô de Washington e o Bidoda, dentre outros tantos que posso ter esquecido o nome”, comenta o garoto que em seu livro abordou temas como a colonização de Lajedo; vivência como vila de São Bento e Canhotinho; principais feitos políticos da cidade; aspectos geográficos; cultura; símbolos e outros que poderão ser conferidos em breve.
Agora o desafio de Paulo Henrique é tentar fazer de seu livro parte do conteúdo da disciplina de história da cidade que deve ser implementada através de Projeto de Lei do vereador Airton Francisco (Potó) que pretende incluir esse estudo na disciplina de História do Brasil nas escolas de Lajedo.
Publicado no impresso OJornal Lajedo - Agosto 2010.
Assinar:
Comentários (Atom)
